terça-feira, 8 de novembro de 2011

Por trás de tudo e de todos

Por trás de tudo e de todos, sempre tem muito mais coisas do que imaginamos. Isso me veio à cabeça, quando houve a polêmica na internet, sobre as roupas da Zara estarem sendo produzidas por crianças da África que ganhavam misérias para trabalhar.
Então, eu encontrei uma reportagem que estava guardada á um tempo, sobre como é feita a produção de um esmalte. Vamos ver como funciona?



1 - A marca busca tendências de cores para a nova coleção, se inspirando em desfiles e novas coleções de moda. Depois, adequam essas tendências ao estilo das consumidoras da marca, esse processo é feito pela equipe de marketing ou com a parceria de algum estilista.
2 - Após escolhida a cor, eles criam/escolhem um nome para o esmalte, de acordo com a sua cor e com a tendência à qual ele foi inspirado. Esse é outro trabalho para a equipe de marketing, que está sempre ligada nas notícias.
3 - O departamento de controle de matérias-primas analisa cada um dos ingredientes que serão usados para checar se estão dentro dos padrões de qualidade, como: os solventes, as resinas, o agente plastificante (evita que o esmalte fique quebradiço) e os pigmentos (cores). As embalagens também são verificadas nessa etapa.
4 - Todos os ingredientes, exceto o pigmento, são despejados em um tanque de aço inox para formar a base do esmalte - não estamos falando daquela base fortalecedora ou preparadora da cor.
5 - Após a base estar pronta, o departamento de controle de matérias-primas, checa se a viscosidade e o odor dela estão dentro do padrão, estando pronta para a a próxima etapa.
6 - A base verificada é misturada com o pigmento e, depois de pronto, o esmalte é testado, e se tudo correr certo, está pronto para ser despejado nos frascos.

Espero que tenham gostado, pois o esmalte é algo que estamos sempre usando, mas não sabemos quase nada sobre ele, não é mesmo? Beijos mil, da Bia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário